Estudante Moisés Pacheco |
O estudante Moisés Pacheco tem 27 anos, mas ficou paraplégico já em seu nascimento, devido a um problema na medula. Todos os dias ele passa por inúmeras dificuldades no que diz respeito à acessibilidade em nosso município. São ruas sem rampa, calçadas cheias de buracos, placas colocadas em locais de passagem e ônibus com elevador quebrado. Isso mesmo: De acordo com o cadeirante, os ônibus em Ilhéus não estão oferecendo um serviço de qualidade quanto à acessibilidade, há tempos.
Neste sábado, 26, por volta das 10h, Moisés estava na Av. Lomanto Júnior, e esperava um ônibus para a central de abastecimento, no Malhado. Um veículo da empresa São Miguel, sentido Iguape, parou no ponto onde Moisés estava, mas o elevador não funcionou.
“O elevador não desceu, devido a uma chapa enferrujada e torta embaixo, causando transtorno a todos.”, explica o rapaz.
O jovem conta que a rampa não funcionou e ainda ficou presa, inviabilizando o fechamento da porta. Por conta disso, outro ônibus teve que ser chamado e os passageiros tiveram que ser transferidos para o outro veículo.
“Sempre acontece de dizerem que está quebrado, de estar sem o controle ou sem a chave. Dessa vez, o cobrador e o motorista tentaram abrir, até que não teve jeito e me embarcaram em outro.”, complementa.
Em seu Facebook, Moisés fez um desabafo sobre o ocorrido e ganhou apoio dos ilheenses. Confira algumas mensagens recebidas:
“Que vergonha meu amigo, que situação pífia que o povo ilheense vem passando!”, Rafael Reis.
“Entra governo, sai governo e ninguém proíbe essas sucatas!”, Sérgio Patrício.
“E ainda assim, querem aumentar o valor da tarifa das carroças que circulam em Ilhéus. É elevador, é porta, são bancos, vidros, enfim, ficaria enumerando os problemas das carcaças que circulam aqui na nossa cidades. Veículos sucateados reformados que vêem de outra cidades como novos. E o MPF não se mobiliza pra nada. Absurdo!”, Marco Mendonça.
“Isso porque a Prefeitura disse que intensificou a fiscalização desses ônibus. Detalhe: quase não encontraram irregularidades. Estranho né?”, Maiclivan Santos.
“Essa situação já se tornou comum, é um descaso com os cadeirantes.”, Cícero Pinto.
“Esse ônibus já nem devia mais estar rodando. Já é a terceira vez que vejo isso acontecer. Mas a passagem vai aumentar.”, Cíntia Chagas.
“Eu e toda população de Ilhéus quer saber: Não teve uma vistoria do Setrans em todos os ônibus, das duas empresa em Ilhéus, há uns 03 ou 04 meses atrás? E não teve compromisso firmado entre o Município e as duas empresas de que os ônibus que não passaram na vistoria, teriam um determinado tempo para se adequarem? Com a palavra, o Sr. Prefeito Mário Alexandre e o Ministério Público do Estado da Bahia, já que o de Ilhéus, parece que tá dormindo.”, Luizita Madureira.
Estamos aguardando um posicionamento da empresa citada na matéria e da Prefeitura de Ilhéus que tome providências quanto a essa situação.
Informações Ilhéus em Pauta
0 comentários:
Postar um comentário