Click no Anúncio antes de ler a matéria, o blog agradece
Marcada pelo sincretismo religioso e por um belo ritual de fé e esperança, a festa popular da Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, foi considerada um sucesso absoluto este ano. O evento, que atraiu centenas de ilheenses e turistas, as homenagens a São Sebastião, padroeiro da Catedral e dos Estivadores.
Desde às 9 horas da manhã de quinta-feira, 18, diversas pessoas começaram a se concentrar na Avenida Dois de Julho, nas proximidades da sede do Sindicato dos Estivadores, entidade que promove o evento, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Turismo e de Cultura. Liderado pelo trio, o cortejo popular saiu da Dois de Julho, por volta do meio-dia e percorreu algumas ruas do centro histórico, retornando pela Avenida Soares Lopes em direção à Catedral.
Além das baianas, com suas tradicionais jarras de água de cheiro, o cortejo contou com a participação de grupos culturais afro, além de afoxés, populares e grupos e academias de capoeiristas. Cerca de 50 minutos depois, sempre com muita alegria, cantos e danças, o cortejo chegou à praça Dom Eduardo, onde foi recebido com uma queima de fogos.
Origem – A festa em homenagem ao padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município é realizada desde meados da primeira década do Século XX. Com o passar do tempo, além da procissão e da missa solene, passou a incorporar uma série de manifestações profanas.
São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego "sebastós", que significa divino, venerável. No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro, sendo padroeiro de várias cidades do país.
0 comentários:
Postar um comentário