A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (27.abr.2018) que acionará bandeira amarela em maio. Isso significa que os consumidores vão pagar acréscimo de R$ 1 a cada 100 kWh de energia elétrica consumida.
É a 1ª vez que a agência aciona a bandeira amarela neste ano. Desde janeiro, a Aneel manteve bandeira verde, sem cobrança de taxa adicional.
Segundo a agência, a mudança aconteceu por conta do fim do período úmido e a menor incidência de chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que estão com volumes mais baixos.
SINALIZAÇÃO AO CONSUMIDOR
O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela Aneel, em 2015, com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica.
As cores das modalidades –verde, amarela ou vermelha– indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final.
REAJUSTES
Nessa semana, o colegiado do órgão regulador efetivou os reajustes nos valores das bandeiras tarifárias, vigentes desde novembro de 2017.
A partir de agora, os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas também serão considerados para acionamento das bandeiras. Além disso, a agência revisará os valores das bandeiras após o período de chuvas, entre abril e maio. Antes, eram feitas em dezembro.
Conteúdo: Poder360
0 comentários:
Postar um comentário