Desafios da cegueira politica.


Agora que já sabemos nosso Presidente da Republica e nosso futuro Congresso Nacional, nem bem acordamos do processo eleitoral, já percebe-se em Ilhéus, que tanto necessita de quem a cuide com o carinho e competência, que os exemplos e mensagens das urnas não foram percebidas por supostas “lideranças” politicas em nossa cidade. 

Quando observo as artimanhas, os malabarismos utilizados, de forma risível, para se apegar a uma criação de realidade, a uma ficção que beira a uma ausência de noção, de percepção mesmo dos fatos, preferem viver no mundo de seus egos famintos por um sucesso não existente, por falsidades que nunca serão suficiente exatamente por Ser irreal. A ideia falsamente plantada de que “venceram", que são a “solução" de nosso sofrido povo em 2020.

Nesse contexto tenho que lembrar uma frase que diz muito sobre os que não percebem o rio que nunca cessa seu curso, esse rio chamado de historia. “Não ataque alguém só por estar magoado. Um general não deve colocar suas tropas em campo apenas para satisfazer seu próprio esplendor.” Ilhéus, nesse contexto atual e que se apresenta para 2020, mostra, até mesmo em enquetes colocadas em blogs qual o caminho nítido; enquetes que são "desmentidas" com alto grau de pirotecnia pseudo informativa, que escancara o nível onde alguns estão, atolados nos seus egos, embriagados na “cegueira" de seus espelhos, de seus aduladores, que divulgam inverdades e ataques sórdidos e rasteiros, que se apegam nas praticas que foram varridas pelo voto, retirando aqueles que acreditavam serem “profissionais" da política, mas reconhecidamente meros “politiqueiros", personagens anacrônicos, seres que vagam a busca de um jeito de não sumir por seus próprios atos nas sombras e no ostracismo. Buscando mais uma vez aos sábios milenares, que já diziam que “Um bom comandante é benevolente e despreocupado com a fama.”

Fico tranquilo, ao analisar as possibilidades para minha cidade em 2020, no que a população de Ilhéus já demonstra, e que creio e me atrevo a dizer que não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você deve enxergar o que não está visível. Quem não enxerga, cego em suas mentiras e arrogância, afunda nessa enganadora visão de si mesmo. 

Novas lideranças estão firmes, com praticas transparentes e respeitosas ao ser humano, com honra a família, ao respeito com dignidade e capacitados a gerir para o povo e para o Renascimento moral de Ilhéus.

Lucio Gusmão – Historiador; Professor de História, Filosofia e Ciência Política, com especialização em História Social, Econômica e Política do Brasil
Share on Google Plus

About Ilhéus Informe

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário