Alguns especialistas aconselham a ingestão de água (morna ou gelada), com limão de manhã e em jejum, para auxiliar a digestão, desintoxicar o fígado e, consequentemente, o emagrecimento. Mas, será que isso é verdade? Segundo uma reportagem do Jornal Ciência, os benefícios do limão já foram discutidos e confirmados através de vários estudos.
Um em particular, publicado no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, descobriu que os polifenois presentes na casca do limão impediram os ratos de acumular gordura excessiva por um período de 12 semanas.
Para efeitos daquela pesquisa, foram considerados dois grupos de ratos, que iniciaram uma dieta igualmente rica em gorduras. Enquanto o primeiro foi exposto por um período de 12 semanas aos polifenois presentes na casca do limão, o outro manteve a dieta sem o composto.
A pesquisa concluiu que o grupo que não consumiu o extrato de limão aumentou o peso e acumulou gordura, bem como desenvolveu hiperlipidemia (altos níveis de gordura no sangue) e hiperglicemia (taxa alta de glucose). Por outro lado, o outro grupo teve taxas significativamente mais baixas dos mesmos índices, graças aos polifenois do limão, o que comprova que o consumo de limão pode ser um aliado no controlo de peso, desde que acompanhado de uma dieta saudável.
0 comentários:
Postar um comentário