Opinião: Somos o que construímos.

Imensa tristeza, nesse contexto de violência, que desvela um País que relativiza a violência, que oportunistas se arvoram, irascíveis, arautos de nosso povo com argumentos sem sentido, reitero, oportunistas que parecem crer que somos todos imbecis. 

Não levar em conta que os que deveriam liderar de forma digna uma nação, eleitos e legitimados pelo sistema hegemônico, são sim exemplos, seus discursos, seja de qual ideologia defendam, influenciam em diversos graus. 

É preciso considerar os avanços das tecnologias da comunicação e da informação, que projetaram a informação a patamares jamais observados. Das mídias impressas às eletrônicas, das redes sociais aos blogs e microblogs,a sociedade nunca produziu nem recebeu tanta informação como nos dias atuais. O celular, por exemplo, no decorrer de seus cerca de 40 anos, integrou-se completamente ao cotidiano das pessoas. Esse grande acesso à tecnologia e à informação serviu, de um lado, para trazer facilidade e conforto à vida das pessoas; de outro, trouxe também o distanciamento, uma certa “frieza" uma desumanidade crescente, ainda mais quando nossos gestores não tenham um mínimo de responsabilidade, quando não percebem o alerta para a distância entre as classes nas cidades contemporâneas como um dos fatores decorrentes do crescimento irreversível da “cultura” do linchamento virtual. 

Essa transformação do espaço público em privado é uma das heranças que indiretamente conduzem à violência. A informação produzida ficou muito mais rápida, plural e acessível, mas também confundiu os critérios de prioridade, seleção e de estabelecimento de espaços, produziu bolhas, robôs, nos colocou em um espectro de “cegueira” coletiva, e que nos coloca na ficção de que o que criamos não nos afetará.

Lucio Gusmão – Historiador; Professor de História, Filosofia e Ciência Política, com especialização em História Social, Econômica e Política do Brasil
Share on Google Plus

About Ilhéus Informe

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário