O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, comentou – e explicou – a discrepância dos dados sobre o novo coronavírus (Covid-19) entre os boletins diários da SMS e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Ontem, enquanto o boletim da SMS mostrava 737 casos do novo coronavírus em Itabuna, a Sesab apresentava 838, diferença superior a 100 casos. De acordo com Uildson, a discrepância não ocorre apenas em Itabuna – como já mostrou este site. Os dados são publicados pela Sesab sem serem conferidos pelos municípios:
– É uma situação que não está acontecendo só em Itabuna. O estado manda as planilhas para o município conferir e lançam casos que não são da cidade – disse o secretário de Saúde de Itabuna ao PIMENTA.
Uildson Nascimento diz que a divergência de números pode ocorrer, também, devido à duplicidade de dados. “Esses fatos começaram a ocorrer quando a Sesab credenciou laboratórios particulares para fazerem exames de sorologia e testes rápidos”, observou.
Esta divergência de dados chegou a ser explicada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a este site há duas semanas, mas a discrepância diminuiu em Ilhéus e aumentou em Itabuna. O expurgo de casos que não são do município ou são publicados em duplicidade somente ocorre após a publicação do boletim, o que gera a confusão de números.
Informações do Pimenta
0 comentários:
Postar um comentário