Sábado, 7 de outubro é o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A secretaria municipal de Saúde (Sesau), através do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com a secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal. A meta para o ano de 2017 é imunizar 80% da população de cães e gatos, percentual que corresponde a 12 mil animais localizados nas zonas rural e urbana.
de
A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. Para o desenvolvimento da campanha, a Prefeitura vai contar com dezesseis postos de vacinação distribuídos por toda a cidade, que atenderão das 8 às 17 horas, citando: na Praça Central do Bairro Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Mangueira, no Nelson Costa; no Posto de saúde da URBIS, no Bairro Hernani Sá, e no Posto de Saúde Herval Soledade, na praça do Pontal, são os postos da zona sul.
Na zona central, cães e gatos poderão ser vacinados no CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras; na Praça Santa Rita, no Bairro da Conquista; e em frente à loja Serafertil, na Avenida Lindolfo Collor, Bairro do Malhado. Na zona norte, no Posto de Saúde Sarah Kubitschek, no Parque Infantil; no Centro Social Urbano (CSU) e na sede do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Barra; na loja Pet Shop North, no Jardim Savoia; e no antigo posto de saúde do Bairro do Iguape.
Já na zona oeste da cidade, os locais de vacinação são: o Posto de Saúde da Família (PSF IV) e a Associação Comunitária Céu Azul (próximo ao Meira), no Bairro Teotônio Vilela; Praça Central do Banco da Vitória; e no antigo CRAS, no Salobrinho.
De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses da Sesau, Aloisio Correia, todos os cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser vacinados, evitando riscos à saúde. “A doença é transmitida em seres humanos e animais e, pode levar a óbito após curto período de evolução. Em Ilhéus, há muitos anos não há registro da doença entre caninos e felinos”, assegurou Aloísio.
Além da mobilização deste sábado, até o dia 19 de outubro, um carro com a equipe volante percorrerá as localidades da zona urbana que não tiveram postos de vacinação.




0 comentários:
Postar um comentário