Jovens com idades entre 16 e 17 anos podem tirar o título de eleitor sem agendamento prévio até a próxima sexta-feira (10). A iniciativa faz parte da Semana do Jovem Eleitor, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TRE).
Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, a Justiça Eleitoral incentiva a pessoa com mais de 16 a exercer o direito de se alistar e ir votar, como forma de promover a cidadania, desenvolver o sentimento democrático e despertar no jovem o compromisso com a participação na vida política do país.
Para tirar o documento, os jovens devem levar o RG e comprovante de residência recente aos cartórios eleitorais e demais unidades onde o documento é emitido.
Em todo o País, apenas um em cada cinco jovens para os quais o voto é facultativo tirou seu título e está habilitado para exercer este direito em 2018. No próximo ano, os eleitores votam para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e duas vezes para senador.
Após a Semana do Jovem Eleitor, o título eleitoral pode ser feito sem agendamento nos postos da Justiça Eleitoral do Poupatempo e, com agendamento, nos cartórios eleitorais.
0 comentários:
Postar um comentário