A política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, levando os cidadãos a expressarem suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social. Assim, pode-se compreender que, o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do PODER.
Desta forma, a questão em discussão, está no que pese a entender qual o verdadeiro papel da política na vida das pessoas e qual o papel do cidadão no processo político ? Especialistas em ciências políticas afirmam que, o problema maior da política atual, se esconde nos jogos de interesses entre os “supostos” representantes do POVO, que utilizam de discursos falaciosos em cima da necessidade da população , que acabam acreditando, devido à falta de cultura e educação, contribuindo para os incautos imaginando ser possível a tão sonhada” mudança social “, coisa que não ocorrerá devido a velha prática política do “toma lá da cá”.
As pessoas querem e desejam mudanças nas áreas importantes como : educação, saúde e assistência social, mas não mudam suas práticas, se vendem ou se trocam em busca de atingirem apenas seus interesses pessoais, enquanto os interesses da coletividade ficam para os planos seguintes sempre foi assim. Desse modo, indaga-se: como mudar a política atual e os políticos se o povo não muda? Se sempre os interesses pessoais prevalecerão?
É preciso pensar o processo político de forma diferente, é vital que se mude a forma , a prática de executar o processo político e dê a ela uma cara de sentido ético e de democracia real para que todas as pessoas sintam-se confortáveis em buscar uma mudança social plena e real e não o fomentar uma política de gestores irresponsáveis, que geram a política de troca de votos em face a vantagens indevidas,clientelismo e o conchave político.
A troca de favores e a manutenção dos privilégios para “alguns” devem ser mudados, pois há necessidade firme de garantir aos cidadãos participação nos processos de representações políticas sem serem usados como trampolim político apenas!
A forma de fazer política deverá ser modificada a partir do processo de geração de consciência educativa e participativa da população, que precisa urgente sair do clientelismo e da troca de favores e cargos que são aplicadas pelos grupos políticos, principalmente dos grupos políticos que estão no poder e que manobram a máquina pública em face do jogo do poder pelo poder!O fazer político precisa ser mudado em Ilhéus, devemos despertar consciências, para uma nova forma de fazer política que leve o sentido real da justiça social e da cidadania plena.
É preciso conscientizar pessoas acerca da importância da política para a vida em sociedade, ou senão continuaremos elegendo representantes despreparados, sem compromisso com as questões sociais , gestores que buscam atender os interesses de grupos específicos e alguns enriquecerem ilicitamente às custas do dinheiro público, que deveriam ser investidos em escolas, postos de saúde, segurança e bem estar social.Despertar consciências não roubar consciências,pois sem esta geraremos na sociedade representantes corruptos e lacaio da coisa pública.
0 comentários:
Postar um comentário